top of page

Porque Fazer um Seguro Viagem:

 

Na hora de planejar uma viagem muita gente se preocupa apenas em definir o roteiro dos passeios, de como vai organizar as finanças, o tempo necessário para explorar o lugar escolhido ou que opções de roupas e acessórios não podem faltar da mala. Mas esquece um detalhe tão importante quanto qualquer um desses itens: a adesão de um seguro viagem.

Apesar de cobrir aspectos relacionados a doenças ou acidentes durante a viagem, a SUSEP (Superintendente de Seguros Privados) define como terminologia mais correta o uso de Seguro Viagem e não Seguro Saúde, para definir o dispositivo legal que garante assistência durante viagens nacionais e internacionais.

Seguro Viagem para Europa é obrigatório?

Mais do que importante, em alguns casos o Seguro Viagem é necessário, devido à obrigatoriedade de regras internacionais. Um exemplo disso é o Tratado de Shengen, que exige de estrangeiros a cobertura mínima de 30 mil de euros para turistas.

Tratado Schengen

O Tratado de Schengen é um acordo assinado por alguns países da Europa que promovem a livre circulação de pessoas nos países signatários. Em outras palavras, o Acordo de Schengen, como também é conhecido, faz com que a apresentação do passaporte nas fronteiras desses países não seja obrigatória.

Outro fator importante, que o Tratado de Schengen estabelece é a obrigatoriedade da contratação de um Seguro Viagem para turistas, com o valor mínimo de 30.000 euros para garantir assistência médica em caso de doença ou acidente.

Atualmente, o único país membro da União Europeia que não faz parte do Tratado de Schengen é a Irlanda. Os signatários são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça. Quatro novos integrantes permanecem em fase de implementação: Liechtenstein, Bulgária, Romênia e Chipre.

bottom of page